sábado, maio 23

Receitas do Mundo | HOLANDA

Primeiro país a ser "receitado" aqui no blog! A Holanda não tem tantos práticos típicos como Portugal nem uma culinária muito rica, mas tem muitas coisinhas boas e que nos fazem água na boca! Os mais conhecidos são os stroopwafels mas, para além disso, existem outros doces bem calóricos. A Holanda também é conhecida pelo seu Gouda e por comerem peixe cru (haring)! Vamos começar?

1. Poffertjes 

Os poffertjes são uma espécie de panquecas em miniatura, normalmente servidas com manteiga e com açúcar em pó. Estes doces são mais confeccionados durante o Inverno! Parecem bem bons, não acham?

2. Bitterballen 

Os bitterballen são muito idênticos a croquetes, que os holandeses também têm (o kroket), e tem por dentro um creme de carne, manteiga, salsa, sal e pimenta. São uma espécie de almôndegas fritas! E são normalmente servidas com mostarda. Yum!

3. Stroopwafels 

Os stroopwafels são aquelas bolachas que ninguém pode morrer sem experimentar! Basicamente é um waffle com textura de bolacha recheado com um creme de caramelo e canela. É absolutamente maravilhoso. Não há quem não traga uns quando visita a Holanda. Está à venda em Portugal!

4. Haring

Os holandeses, principalmente em Amesterdão, comem muito disto. Trata-se de peixe temperado com cebola e sal, que se deixa a marinar durante alguns dias e depois come-se sem cozinhar, normalmente dentro do pão. Um bocadinho nojento!

5. Stamppot

Este prato é típico para o jantar holandês. É feito de batatas cozidas esmagadas misturadas com couve ou outros vegetais, acompanhado por uma salsicha! É normalmente servido durante o inverno.

Para além das comidas tradicionais, na Holanda come-se, maioritariamente, comida de "prato" apenas ao jantar, que acontece por volta das 17h da tarde, quando as pessoas saem do trabalho! Ao almoço come-se habitualmente sandes com queijo ou frango, e ao pequeno-almoço o mais habitual é comer pão com pepitas de chocolate com manteiga ou manteiga de amendoim!